Mogno - Reina Luthier

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Madeiras
Mogno

Mogno é o nome comercial utilizado para designar as madeiras de origem tropical com coloração castanho-avermelhada, grão fino, grande dureza e elevada densidade (>0,63 g/cm3) provenientes de árvores da família das Meliaceae. Estas madeiras são fáceis de trabalhar, duradouras e muito resistentes à compressão e torção, características que as tornam muito procuradas para marcenaria, entalhes, decoração e para acabamentos de interior de imóveis. Por apresentarem baixa velocidade de transmissão do som, são usadas para fazer instrumentos musicais. A elevada procura leva a que atinjam elevado preço.

Descrição

O termo mogno foi utilizado, primeiramente, para referir-se à madeira da espécie Swietenia mahagoni, das Caraíbas, designação mais tarde alargada para a madeira da espécie Swietenia macrophylla (o mogno-brasileiro, aguano, araputanga ou cedro-i), uma árvore nativa da Amazónia e da região intertropical da América do Sul e Central, mais comum no sul do Pará.
A partir desses espécies, o termo passou a ser também utilizado para designar outras madeiras tropicais com coloração e densidade semelhantes, nomeadamente as provenientes do género africano Khaya (aparentado ao género Swietenia), que produz madeiras conhecidas como mogno africano, e do género Entandrophragma, também africano. Todos estes géneros são nativos das florestasequatoriais.
Em Portugal o termo «mogno» tem sido utilizado de forma muito abrangente para designar diversos tipos de madeira exótica de coloração castanho-avermelhado, especialmente a proveniente da zona equatorial e inter-tropical.

Usos

As madeiras de mogno são muito usadas e apreciadas na produção de móveis pela facilidade com que são trabalhadas, pela sua estabilidade e duração, além do seu aspecto, castanho-avermelhado brilhante, depois de polidas; e também na produção de instrumentos musicais pelo seu timbre característico e ressonância sonora, que tendem ao médio-grave, notadamente guitarras e violões mas, ainda, em alguns tambores percussivos.
MADEIRA CERTIFICADA
IBAMA: 6335632
FEAM: 316287
IEF: R397975/2016
Todos os Direitos Reservados. Reina Luthier Reinaldo Araújo.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal